Refogado de Pimentão e Tomate
Ingredientes:
- ¼ de xícara (chá) de óleo
- 6 pimentões verdes grandes, cortados em pedaços.
- 2 cebolas médias
- 5 tomates grandes, descascados e cortados em pedaços.
- Sal a gosto
- 1 ¼ colher (chá) de manjericão seco
Refogado de Pimentão e Tomate
Modo de Preparar:
- Numa frigideira de 30 cm de diâmetro, esquente o óleo em fogo médio, adicione os pedaços de pimentão verde e a cebola picada e cozinhe por 10 minutos.
- Acrescente os pedaços de tomates descascados, tempere com sal e junte o manjericão.
- Tampe e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por uns 15 minutos ou até que os legumes estejam macios quando testados com o garfo.
Fonte: www.peetersplace.com.br
Mais Receitas:
Frango Assado com Laranja 05
Frango Recheado com Queijo e Calda
Frango da Hora
Frango à Espanhola 10
Frango com Requeijão 09
Informações Úteis:
Tomate:
O tomate é uma fruta, apesar de normalmente ser usado como legume em saladas e pratos quentes.
É um ingrediente muito utilizado em dietas de emagrecimento porque cada tomate tem apenas 25 calorias, e tem propriedades diuréticas, além de muita água e vitamina C que melhora o sistema imune e a absorção do ferro nas refeições.
O tomate tem como principal benefício para a saúde ajudar a prevenir o câncer, principalmente o câncer da próstata, porque é composto por boas quantidades de licopeno, que está muito mais disponível quando o tomate é cozido ou consumido em forma de molho.
-
Prevenir o câncer de próstata
O tomate é rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, principalmente as células da próstata.
A quantidade de licopeno varia dependendo do estado de maturação do tomate e da forma como é consumido, sendo que o tomate cru contém 30 mg de licopeno/kg, enquanto seu suco pode ter mais de 150 mg/L, sendo que os tomates maduros também contêm maior quantidade de licopeno que os verdes.
Alguns estudos indicam que o consumo de molho de tomate aumenta as concentrações de licopeno no organismo, 2 a 3 vezes mais do que quando consumido na sua forma fresca ou em suco.
-
Combater problemas cardiovasculares
O tomate, por ter elevada composição em antioxidantes, ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL.
Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de licopeno na dieta também reduz o risco de infarto.
-
Cuidar da visão, da pele e do cabelo
Por ser rico em carotenoides, os quais se transformam em vitamina A no organismo, o consumo de tomate ajuda a manter a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.
-
Ajudar a regular a pressão arterial
O tomate é rico em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, por ser rico em água também cria um efeito diurético.
Além de manter a pressão regulada, o tomate também evita a fraqueza e as cãibras musculares durante a atividade física intensa.
-
Fortalecer o sistema imune