Ingredientes da Caponata Fácil:
- 1 berinjela,
- 1 pimentão vermelho;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho picadinhos;
- 1 xícara (chá) de azeite;
- 1/3 de xícara (chá) de vinagre;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 10 azeitonas verdes picadas;
- ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas e sal o quanto baste.
Modo de Preparar a Caponata Fácil:
- Corte a berinjela, a cebola e o pimentão em cubinhos.
- Misture tudo, exceto o sal, as passas e azeitonas, e leve ao forno preaquecido e coberto com papel-alumínio.
- Depois de meia hora, tire o papel, mexa e deixe mais 15 minutos.
- Tire do forno, misture as passas, as azeitonas e corrija o sal.
- Se quiser, coloque pimenta.
Fonte: http://blogs.atribuna.com.br/boamesa
Caponata:
O Sul da Itália guarda tradições gastronômicas narradas em inúmeras histórias sobre as origens de cada um de seus pratos típicos, patrimônio que enriquece e torna única a herança culinária de cada região sul do país.
Existem variadas versões do significado do termo caponata.
Há quem diga que ele deriva de “Capone”, nome de um peixe atualmente conhecido como Lampuga (no Brasil Dourado do mar).
Trata-se de um pescado de carne fina e leve, muito servido nas mesas dos ricos da Sicília, sempre temperado com um molho agridoce.
Levando em conta que os mais tradicionais pratos italianos nasceram nas cozinhas das pessoas mais pobres, fica fácil entender o motivo que fez o peixe ser substituído pela berinjela, ingrediente bem mais acessível.
Outra versão diz que a inspiração veio das tavernas de marinheiros no século XVII, quando esses estabelecimentos eram chamados de caupone, palavra originada do latim, que significava taverna, estalagem, e caponata era um dos pratos servidos na taverna.
O cozinheiro napolitano Ippolito Cavalcanti, em seu livro “Cozinha Teórico-Prática” de 1839, definiu a caponata dizendo: “Feito de pão duro com vinagre e temperado com azeite, sal, pimenta e um pouco de açúcar, coberto com alface e escarola picada e em conserva de vinagre, azeite, sal e pimenta, finalizada com peixe cavala, fervida e “sentada” sobre pepinos, azeitonas e pimentões”.
Existem infinitas versões deste prato, que tradicionalmente leva berinjelas, cebolas, pimentões, tomates, azeitonas, manjericão, pinoli, cravo da Índia, amêndoas, fatias de pera, açúcar e vinagre.
Mas o que importa aqui é o sabor.
Suculenta, aromática e deliciosamente saborosa, não foi à toa que a caponata se transformou em um dos antepastos sicilianos mais conhecidos no mundo.
Sua receita varia de província para província, mas o resultado final é fantástico.