Mantecal 04

Ingredientes do Mantecal 04:

  • ½ kg de farinha de trigo
  • 250 g de banha de porco ou banha vegetal
  • 250 g de açúcar

Modo de Preparar o Mantecal 04:

  • Misture tudo muito bem, faça bolinha.
  • Leve ao forno por 25 minutos, em forno já aquecido.

Fonte: https://www.receitasdemae.com.br

Banha de Porco:
A banha de porco é uma gordura proveniente do porco.
Ela pode ser obtida de diversas partes do animal e sua qualidade vai depender deste aspecto e do processo de obtenção ao qual o tecido adiposo do porco foi submetido.
A banha possui como característica uma alta concentração de ácidos graxos saturados como os triglicerídeos e ausência de gordura trans.
Com a popularidade da diversidade de óleos vegetais disponíveis para a culinária, a banha de porco foi menos utilizada com o tempo, mas ainda há quem prefira esta fonte de gordura por acreditar que ela é mais saudável que os óleos vegetais e as manteigas.
A banha é um tipo de gordura de porco que pode ser usada para diversos fins, incluindo como base para produção de sabão e biocombustíveis.
Porém, ela é mais frequentemente usada como uma alternativa à manteiga e outras gorduras.
O seu sabor suave, textura delicada e agradável sensação na boca fazem da banha uma escolha popular para cozinhar e assar alimentos como biscoitos, tortas, além de frituras como batatas fritas e carnes.
Grande parte da banha de porco é composta por gordura saturada.
Os especialistas que defendem a banha de porco alegam que a gordura saturada é problemática quando está desbalanceada em relação às gorduras insaturadas, o que não acontece nesse caso.
A banha contém nutrientes que são benéficos para a saúde; como vitaminas B e C, cálcio, além de minerais como fósforo e ferro. Ela é isenta de carboidratos como açúcares, sendo uma opção para pessoas com diabetes, além de apresentar baixas quantidades de sódio.
Na verdade, a banha tem uma composição balanceada com cerca de 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada.
As gorduras insaturadas são consideradas boas, pois auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que possuem a aptidão de reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL (colesterol bom) e diminuindo o nível do LDL (colesterol ruim).
Como consequência, há uma redução da formação e manutenção de placas de gordura presentes no interior dos vasos sanguíneos, que podem levar à hipertensão arterial, ao infarto e ao derrame cerebral.
(fonte: http://www.mundoboaforma.com.br)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.