Dicas

180. Coloque no feijão de molho, de véspera, uma colherinha de fermento em pó. Ele ficará mais macio. (Parmegianno – Maceió)
179. Para tirar o cheiro de queimado do feijão, umedeça uma pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano. (Parmegianno – Maceió)
178. Coloque o feijão de molho em água quente por 30 minutos antes do cozimento. Assim, ele cozinha mais rápido. (Parmegianno – Maceió)
177. O feijão fica mais macio se você colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando. (Parmegianno – Maceió)
176. Para que o feijão fique mais saboroso e com o caldo mais grosso, depois de cozido retire uma concha e amasse bem os grãos. Recoloque na panela e leve de volta ao fogo por mais 15 minutos, destampado. (Parmegianno – Maceió)
175. Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão. (Parmegianno – Maceió)
174. O feijão cozinhará em menos tempo se você der uma primeira fervura por cinco minutos, depois escorrer e deixar cozinhar em nova água. (Parmegianno – Maceió)
173. Coloque sempre todos os alimentos para serem assados em forno preaquecido. Dessa maneira, o calor rápido do forno ajuda a impedir que saia o suco dos alimentos. (Parmegianno – Maceió)
172. Para verificar a temperatura do forno é colocar dentro uma folha de papel branco. O forno estará brando se o papel não mudar de cor; regular, se o papel ficar amarelado; e quente se o papel escurecer rapidamente. (Parmegianno – Maceió)
171. Para testar a temperatura do forno, coloque uma fatia de pão e deixe por cinco minutos. O forno estará fraco se o pão não dourar; regular, se o pão dourar um pouco; quente, se o pão tostar; e quente demais se o pão queimar (Parmegianno – Maceió)
170. Cubra toda a chapa do fogão, deixando apenas os queimadores descobertos, com uma folha de papel-alumínio. Isto evita que suje, conservando a pintura e o esmalte do fogão. (Parmegianno – Maceió)
169. Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com espoja de aço, que as manchas sairão mais rápidos. (Parmegianno – Maceió)
168. Para retirar facilmente as tripas do camarão, use uma agulha de crochê bem fina. (Parmegianno – Maceió)
167. Para Eliminar o cheiro do camarão, acrescente à água fervente, durante o cozimento, um talo de salsão. (Parmegianno – Maceió)
166. Lave e enxugue os camarões. Coloque um por um numa assadeira, jogue sal por cima e leve ao forno para secar. Frite-os e use no preparo de molhos, croquetes, saladas e outros pratos. (Parmegianno – Maceió)
165. Se você cozinhar o camarão com casca em cerveja, ele ficará com um sabor parecido com o da lagosta. (Parmegianno – Maceió)

 

164. Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.

163. Não use margarina para untar fôrma, pois por conter água na sua composição, quando aquecida faz ressecar e grudar a massa na fôrma prefira a manteiga ou óleo. 

162 . Para guardar os ovos coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais. 

161. Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo. 

160. Para que a linguiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem  acrescentar óleo. 

159. Para engrossar o feijão que ficou aguado, acrescente uma mistura de água e amido de milho.

158. Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre.  Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

157. Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

156. Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada de gordura.
155. O frango fica mais solto e seco, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de amido de milho no óleo bem quente.
154. O queijo não endurecerá se você o embrulhar em um pano molhado com vinagre.
153. Para amaciar carnes acrescente cerveja branca ao tempero.
152. Para tirar o sal do bacalhau ou outro peixe salgado, coloque de molho na água com 2 colheres de açúcar.
151. Para deixar aves douradas, ao invés de pincelar com ovos, experimente suco de laranja! É mais saudável e o efeito é o mesmo (Luciane)

150. Se o feijão ficar salgado coloque folhas de couve. A couve absorve o sal e confere um excelente sabor.

149. Quando fritar carne para strogonoff passe ligeiramente na farinha, com isso a carne não solta água, frita melhor e engrossa o molho.

148. Passar um pouco de gelo nas mãos antes de lidar com peixe elimina o odor desagradável.

147. Ao preparar omeletes, suflês e fritadas adicione uma pitada de fermento para maior rendimento

146. Se o molho de carne estiver sem cor acrescente duas colheres de chá de café solúvel.

145. Acrescente à massa de pizza uma batata cozida, a massa ficará mais leve

144. Para tirar acidez do molho de tomate coloque uma pitada de açúcar no final.

143. Quando você fizer qualquer creme doce coloque uma pitada de sal. O gosto fica mais apurado


142. Se você misturar o creme de leite com duas claras batidas em neve e uma pitada de sal, ele renderá muito mais.
141. Para dar um sabor especial ao peixe deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.
140. Para tirar o cheiro de gordura da casa coloque no fogo uma casca de laranja polvilhada com açúcar.
139. Fure as fatias de bacon com garfo, assim elas não encolherão muito.
138. O bife fica mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.
137. Se não quiser ficar com cheiro de alho nas mãos deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos As cascas se soltam sozinhas.
136. Quando preparada para ser servida fria, a lagosta deve ser cozida por menos tempo. Deixe esfriar no líquido do cozimento. Isso faz com que ela conserve melhor o sabor.
135. Uma vez cozida a lagosta deve ser consumida em 18 horas. Isso, naturalmente, quando não estiverem congeladas.
134. Antes de grelhar, cozinhe a lagosta no vapor. Assim você mantém a sua umidade.
133. Você pode eliminar o cheiro provocado pelo cozimento da lagosta acrescentando algumas gotas de baunilha à água. Isso não altera seu gosto.
132. Os mexilhões, como todos os crustáceos, endurecem rapidamente quando cozidos. Por isso, cozinhe em fogo alto com água, vinho ou caldo, agitando a panela frequentemente. Eles devem abrir em 5 ou 6 minutos. Retire-os do fogo nesse momento.
131. Antes de cozinhar os mexilhões, examine-os um a um. Caso um deles esteja mais pesado, fazendo um barulho de líquido quando agitado, é provável que esteja cheio de lama e de pedrinhas, o que pode estragar todo o seu ensopado.
130. É melhor escovar os mexilhões usando luvas de borracha, pois algumas conchas podem cortar os dedos.
129. Para saber se os mexilhões estão bons para serem usados, veja primeiro se eles estão bem fechados. Observe também que eles não flutuem quando colocados na água.
128. Para pastel ficar bem crocante ponha um cálice de cachaça na massa.
127. Quer os vegetais sempre com boa aparência? Se forem verdes destampe a panela durante o cozimento. Se forem brancos ou amarelos deixe a panela tampada.
126. Para que a espiga de milho não endureça, cozinhe o milho em água sem sal.
125. Para o quiabo não ficar com ‘baba’ é só pingar algumas gotas de limão.
124. Para a omelete ficar no ponto, nem duro nem mole demais, ponha o sal quando já estiver fritando.
123. Ao comprar batatas escolha as firmes, de tamanho uniforme e não danificadas. Evite as brotadas ou com manchas verdes, pois se consumidas cruas ou pouco cozidas essas partes verdes podem ser de difícil digestão.
122. Valorize sua comida com alguns toques finais: algumas vezes um ramo de salsa ou de outra verdura fresca, transforma um prato comum em um prato de festa.
121. O frango é uma carne com sabor suave, por isso você pode usar temperos à vontade para acentuar seu sabor, como por exemplo, cheiro verde, alecrim, tomilho, estragão, curry, páprica doce, gengibre, pimentão verde, alho poró, suco de limão, de laranja, abacaxi, maçã verde, etc.
120. Para que as claras em neve cheguem ao ponto correto com mais rapidez use sempre ovos em temperatura ambiente.
119. Formas rasas expõem uma área de alimento maior ao calor do que as fundas, portanto o alimento cozinha mais depressa e de modo mais uniforme.
118. Para obter um pão com superfície crocante pincele com água salgada a massa já crescida antes de assá-la.
117. Um pouco de vinagre ou leite, adicionado à água onde serão cozidas batatas descascadas, fará com que elas fiquem mais branquinhas.
116. Para que a panela não escureça durante o cozimento, coloque algumas folhas de couve junto com as batatas e a água.
115. Faça uma pasta com dois ovos cozidos, salsinha picada, dois dentes de alho, uma pitada de pimenta-do-reino e maionese. Passe o frango nessa mistura e coloque para assar. Ele ficará muito saboroso.
114. As batatas cozidas com casca não desmancharão se forem adicionadas algumas gotas de azeite à água.
113. Na falta de ovo para pincelar as massas, substitua-o por um pouco de café bem forte.
112. A carne de peru ficará crocante e com sabor mais apurado se você pincelar com mel depois de assar.
111. Evite que o feijão cru crie caruncho colocando dentro da lata, junto com o feijão, um pedaço de pão.
110. Para deixar um frango ou galinha bem limpos e branquinhos, passe farinha de mandioca, deixando por cinco minutos. Depois lave com água fria.
109. As velas durarão mais tempo acesas e não pingarão muito se colocá-las no congelador durante algumas horas.
108. Se as tortas forem assadas em pirex, coloque-as no forno, sobre um tabuleiro ou assadeira, para evitar que a parte de baixo endureça ou queime.
107. As massas que levam muita gordura devem ser trabalhadas em lugares frescos; quando necessitarem repousar, devem ficar dentro de vasilhas frescas, ou na geladeira, para a gordura não derreter e sim endurecer.
106. Ao terminar de usar a esponja de aço, tire todo o sabão e deixe num recipiente com água. Troque a água sempre que usar. Assim, ela não enferruja.
105. Ao terminar de usar a esponja de aço, tire todo o sabão e deixe num recipiente com água. Troque a água sempre que usar. Assim, ela não enferruja.
104. O bacalhau dessalgado deve ser guardado no congelador ou no freezer, e poder ficar congelado por até 8 meses.
103. O bacalhau salgado e seco deve ser guardado dentro da geladeira, jamais no freezer ou em temperatura ambiente. Manter na geladeira por até 3 meses.
102. Se quiser congelar o bacalhau, dessalgue seque bem e coloque num plástico com azeite de oliva.
101. Experimente utilizar a água do cozimento do bacalhau para fazer arroz ou cozinhar batatas.
100. Se quiser que o odor do bacalhau fique mais acentuado, deixe-o marinando em azeite de oliva depois de dessalgá-lo.
099. O bacalhau nunca deve ser cozido por muito tempo.
098. Para retirar o odor de bacalhau das mãos, basta lavá-las com limão.
097. O melhor momento de retirar a pele do bacalhau é quando ele ainda está seco.
096. A quantidade de bacalhau salgado recomendada por pessoa é de aproximadamente 180 g.
095. Um dente de alho muitíssimo bem socado, adicionado à massa podre para empadas, tortas e pastelões, fará com que fiquem mais saborosos.
094. Uma pitada de sal é sempre necessária em todas as massas doces, assim como uma pitada de açúcar não deve faltar as massas salgadas, mesmo que a receita não o recomende.
093. Aproveite o bagaço de limão que você usou para temperar peixe para esfregar na pia em que o peixe foi limpo e lavado. Assim, você eliminará o cheiro desagradável.
092. Estique a massa podre com o rolo sobre um plástico. Depois, vire a massa sobre a assadeira, retirando o plástico. Assim, a massa ficará lisa e uniforme.
091. Para tirar o cheiro desagradável de alho das mãos, basta esfregá-las com talinhos de salsa.
090. Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque algumas folhas de manjericão, sálvia ou alecrim dentro da garrafa e depois tampe bem.
089. Para conservar as alfaces por muitos dias, embrulhe-as, sem apertar, em pano ou jornal molhado com água. Não jogue fora as primeiras folhas do pé de alface, só porque estão verde-escuro. Elas são mais fortes do que as bonitinhas que estão por dentro.
088. Não deve ser consumido o agrião que cresce junto às águas paradas ou de pouco movimento.
087. Antes de utilizar farinha e fermento nas massas, esses devem ser primeiramente peneirados.
086. Na hora de fazer churrasco, em vez de usar gravetos ou jornais, embeba um pãozinho em álcool, coloque o carvão por cima e acenda o fogo.
085. Bata a língua de boi com força algumas vezes na pia ou na mesa. Assim, ela ficará mais macia na hora de aferventar.
084. Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor.
083. Empadas, tortas e baguetes de massa podre devem esfriar antes de serem retiradas das fôrmas.
082. Você pode aproveitar as folhas de alface que não estão com boa aparência para fazer sopas ou recheios, misturando com outras verduras.
081. Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso (como fralda de bebê), junte as pontas, fazendo uma trouxinha, depois sacuda até sair toda a água.
080. Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na geladeira.
079. Como o açúcar mascavo é granulado, tome cuidado na hora de medir: comprima o açúcar dentro da medida que você estiver usando.
078. Coloque uma ameixa ou algumas bolachas salgadas, ou ainda frutas secas, dentro do recipiente em que você guarda o açúcar. Assim ele não empedra.
077. O creme de abacate não escurece se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.
076. Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada.
075. Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para ela não escurecer.
074. Para que a massa de torta não encolha na assadeira coloque uma folha de papel  manteiga por cima, depois cubra toda a superfície com feijão cru. Leve a forma para assar desta maneira.
073. Azeitonas de paladar muito forte só devem ser adicionadas aos recheios no último momento, ou melhor, assim que forem à mesa, para evitar que os recheios fiquem amargos e escurecidos.
072. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na geladeira.
071. Para que o queijo duro fique macio novamente, coloque-o de molho no leite.
070. Para limpar a tábua de carne, esfregue uma esponja grossa com amoníaco misturado com limão, até remover a gordura fixada. Depois, lave a tábua com água.
069. Para que o arroz fique bem soltinho adicione uma colher (chá) de caldo de limão.
068. O cheiro e o gosto de queimado do arroz sairão facilmente se acrescentar uma cebola de tamanho médio cortada ao meio.
067. O cheiro e o gosto de queimado do arroz sairão facilmente se acrescentar uma cebola de tamanho médio cortada ao meio.
066. Se você colocou muito óleo para refogar o arroz coloque a água para cozinhar e cubra com algumas folhas de alface e o excesso será absorvido.
065. Para soltar o arroz empapado enxágue em água fervente e escorra como se fosse macarrão.
064. Para evitar que o arroz fique duro ao preparar pratos doces coloque os demais ingredientes apenas depois que o arroz já estiver cozido.
063. Se o arroz ficou pronto muito cedo embrulhe a panela em várias folhas de jornal para que demore mais a esfriar.
062. Antes de fazer o churrasco, deixe a carne algum tempo num molho com sal grosso, coca cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.
061. Para a massa de pão crescer mais rápido, sove bem e coloque num saco plástico, bem fechado.
060. Para maior garantia ao comprar carne moída, não compre a que já estiver moída no balcão. Peça para moer a carne na hora.
059. Para fazer macarrão colorido, acrescente à massa: espinafre para massa verde, beterraba para massa rosada ou chocolate em pó para a massa marrom.
058. O pão de queijo ficará uma delícia se você acrescentar um pouco de coalhada à massa.
057. A língua de boi não desprenderá aquele cheiro característico se você colocar uma cebola descascada para cozinhar junto
056. Quando não tiver papel alumínio para cobrir os pratos para assar, substitua por qualquer outro papel fino. Mas antes, embeba em óleo, para não pegar fogo.
055. Utilize a água do cozimento do grão-de-bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.
054. Os cereais são os grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.
053. As leguminosas são grãos que dão em vagem, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha.
052. Se preferir, em vez de deixar as leguminosas de molho na véspera, coloque-as de molho em água fervente, uma ou duas horas antes de começar a receita.
051. Se preferir, em vez de deixar as leguminosas de molho na véspera, coloque-as de molho em água fervente, uma ou duas horas antes de começar a receita.
050. Cozinhe as leguminosas em panela semi tampada, em fogo médio, para evitar que a água transborde.
049. Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços de farinha de mandioca, faça à parte, uma pasta não muito líquida de farinha com água. Depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador.
048 .Para tirar o leite do mamão verde, deixa a fruta de molho em água e um pouco de bicarbonato por uma hora.
047. Quando um vidro estiver com a tampa muito difícil de abrir, dê umas batidas no meio da tampa com o cabo de um talher.
046. Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.
045. Para engrossar o molho, experimente usar batatas cozidas e passadas no espremedor.
044. Só tempere um molho com sal depois que ele estiver preparado. Se você colocar antes, o gosto do sal se concentrará enquanto o molho cozinha.
043. Se o molho de carne estiver sem cor, acrescente duas colheres de chá de café solúvel ao mesmo.
 042. Quando fizer sopa de carne, acrescente água fria à carne e leve ao fogo com os temperos. O caldo vai ficar bem claro.
041. Seu purê de batatas ficará branquinho, se cozinhar as batatas sem as cascas. Passe quente no espremedor e faça sua receita.
040. Para dar um toque delicioso em seus molhos de tomate ou na macarronada, acrescente sempre um pouco de manteiga ou margarina e açúcar.
039. Seu purê de batatas ficará branquinho, se cozinhar as batatas sem as cascas. Passe quente no espremedor e faça sua receita.
038. Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar.
037. Se a carne para um guisado ou mesmo churrasco estiver um pouco dura, acrescente ao vinha d’alhos, algumas gotas de leite de mamão verde. Fica macia e gostosa.
036. Se a carne para um guisado ou mesmo churrasco estiver um pouco dura, acrescente à vinha d’alhos, algumas gotas de leite de mamão verde. Fica macia e gostosa.
035. Para dar um sabor especial ao molho branco, aqueça bem o leite com uma folha de louro e uma cebola descascada. Se você quiser, adicione um cravo-da-índia. Depois, deixe em lugar quente durante quinze minutos. Em seguida escorra e prepare o molho branco.
034. Para que o molho de tomate não fique ácido, acrescente uma colher de sopa de creme de leite.
033. O macarrão ficará mais gostoso se você acrescentar ao molho raspas de noz-moscada.
032. Para as claras em neve ficarem firmes, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio nas claras antes de bater.
031. O descongelamento tanto da clara, quanto da gema, deve ser feito lentamente, dentro da geladeira. Ovos frescos se conservam por um ano dentro do freezer.
030. Para congelar gemas, passe-as primeiro por uma peneira e adicione uma pitada de sal para cada gema congelada.
029. As claras podem ser congeladas ao natural. Apenas anote quantas claras estão congelando em cada recipiente.
028. As claras batidas em neve ao serem juntadas a outros ingredientes não devem ser batidas e sim misturadas levemente, com movimentos circulares.
027. Se as claras batidas não endurecem, junte uma pitada de sal ou gotas de limão.
026. Evite usar ovos gelados pois eles não misturam bem.
025. Ao utilizar mais de um ovo, quebre, um a um, num prato e vá juntando à mistura. Um ovo estragado pode pôr o resto dos ingredientes a perder.
024. Suas claras ficarão mais firmes e brancas se o recipiente estiver bem seco e for acrescentada a elas uma pitada de sal.
023. Para que a carne assada fique dourada, junte na hora de ir ao fogo ou forno um pouco de açúcar.
022. Não coloque alimentos quentes ou mesmo mornos dentro do freezer. Pratos prontos devem ser resfriados em água com gelo antes de estocados.
021. Para afastar formigas da cozinha espalhe sal, talco ou cascas de pepino nos lugares onde elas aparecem.
020. Para aproveitar as sobras de queijo, rale-as e use em molhos e sopas.
019. Para que um assado fique dourado, pincele com molho de soja antes de levar ao forno.
018. Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparece. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.
017. Acrescente à massa de pizza uma batata cozida. A massa ficará mais leve.
016. Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Use sempre uma assadeira molhada.
015. Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.
014. Para descongelar rapidamente a geladeira, desligue, coloque em sua prateleira uma vasilha com água quente e feche a porta.
013. Para engrossar molhos, acrescente uma colher de farinha de trigo dissolvida em água fria.
012. Para a fritada ficar mais macia, junte aos ingredientes uma colher de sopa de leite para cada ovo.
011. Se a frigideira for nova, ferva nela um pouco de vinagre antes de usar.
010. Para evitar que os ovos fritos grudem, aqueça bem a frigideira antes de colocar o óleo.
009. Para que as omeletes não grudem, esfregue sal no fundo da frigideira.
008. Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.
007. Tire a massa de tomate da lata e guarde num potinho ou copo de vidro. Despeje por cima um pouco de óleo, para evitar que embolore. Conserve na geladeira.
006. Se você preferir uma salada de repolho cru mais suave, jogue-o rapidamente numa água fervente e escorra. 
005. Uma abóbora está madura, no ponto de ser usada, quando o talo estiver amarelo e seco.
004. Para conservar a cor original da mostarda e da páprica em pó, guarde-as na geladeira, assim, não escurecem.
003. Não bata demais o ovo para empanar carne, croquetes ou risoles. A fritura ficará mais sequinha.
002. Prepare o purê na maneira tradicional com as batatas cozidas, sal, um pouco de leite e uma gema. Depois de bem homogêneo, bata na batedeira em torno de 5 minutos para aerar. O purê ficará leve e delicado

 

001. Quando cozinhar arroz, depois de pronto, retire a panela do fogo e coloque-a sobre um pano molhado em água. Isso faz o arroz soltar do fundo

 

 

Print Friendly

2 ideias sobre “Dicas

  1. outra dica: para deixar aves douradas, ao inves de pincelar com ovos, experimente suco de laranja! é mais saudável e tem o mesmo efeito
    abracos e parabens pelo site!

    • Olá Luciane:
      Obrigado pela dica.
      Se tiver mais, sinta-se à vontade de mandar.
      Continue a visitar meu blog e divulgá-lo entre seus amigos.
      Abraços
      Jerônimo

Deixe uma resposta