Ingredientes para o Jiló com Linguiça:
- 300 g de jiló
- 250 g de linguiça calabresa
- 2 dentes de alho amassados
- Cheiro-verde a gosto
- 1 cebola picadinha
- Azeite para fritar o alho
Modo de Preparar:
- Picar o jiló e deixar por 5 minutos de molho em uma travessa com água e sal.
- Em uma panela colocar o azeite, o alho, a cebola; dourar bem e acrescentar a linguiça previamente frita em pedaços pequenos,
- Colocar por último o jiló, quando estiver cozido, salpicar cheiro verde e um fio de azeite, acertar o sal e pronto.
Notas:
- Saiba que o jiló é um fruto, não um legume, e bastante amargo, mas além de ter essa característica forte ele tem tantos benefícios que as pessoas, talvez, até desconheçam.
- Possui baixo valor calórico e seu gosto amargo é um excelente remédio para nosso sistema digestivo, ajuda a diminuir o colesterol ruim, combate o mau hálito, previne a pressão arterial além de eliminar as substâncias antioxidantes do corpo.
- Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos.
- Pertence à mesma família que o pimentão e a berinjela, contém uma grande quantidade de água o que o torna um ótimo aliado da perda de peso, previne e combate a retenção de líquidos e ainda promove o poder da saciedade fazendo com que você não sinta fome, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos.
- O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência.
Fonte de carboidratos, proteínas, minerais como cálcio, fósforo e ferro, pode-se ainda encontrar no fruto certa quantidade de vitaminas A, C e as do complexo B como a B5. O Cálcio, Fósforo e o Ferro são ótimos no auxílio da formação de ossos, dentes e músculos e ajudam na coagulação do sangue. - Já as vitaminas do complexo B evitam problema de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso entre outros.
- Para que suas propriedades não se percam é preciso cozinhá-lo sempre no vapor ou em pouca água, mas se preferir poderá prepará-lo frito.
- Outras formas de consumir é na forma de farofa, somente duas colheres de sopa já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo.
- Cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor.
- Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol gordura ruim seja aderido.
- É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração, defendem os nutricionistas. (fonte: Guia Saudável)
Fonte: https://bagarai.net