Couve de Bruxelas

Nome Científico: Brassica oleracea
Origem: Bélgica
É rico em: Vitamina C, K, A. Manganês e Potássio, Fibras
É bom para: Pele, Intestino Preso, Proteção contra a Artrite Reumatóide
Calorias: 43 calorias / 100 gramas
Safra: Fev / Mar / Abr / Mai / Jun
Como Consumir: A couve de Bruxelas não é consumida crua em virtude do sabor e do odor muito pronunciados e da textura emborrachada, especialmente se decorrido tempo considerável entre a colheita e o consumo.
Pode ser preparada de várias maneiras. O primeiro passo no preparo é remover as folhas externas danificadas e lavar as cabeças em água corrente, em seguida, apara-se a parte mais ressecada da base ou do caule, tomando o cuidado para não cortas a base muito rente, senão as folhas se soltarão durante o cozimento.
Para cozinhar, adicione-as à água já fervendo e cozinhe somente pelo tempo necessário para amaciá-las ao ponto em que uma faca ou garfo penetre-as facilmente. Drene a água fervente e enxágue-as em água fria para interromper o cozimento.
Depois de cozida, use a couve em saladas frias ou quentes, misture-a ao arroz ou macarrão. Para um delicioso acompanhamento, misture a couve de Bruxelas cozida e cortada em quatro partes com cebola roxa, nozes ou castanha, e queijo de sabor suave. Tempere com azeite e vinagre balsâmico.
Como Comprar: Escolha aquelas firmes, compactas e com cor verde-brilhante. Quando se deterioram, as folhas ficam amareladas e murchas e as cabeças ficam fofas e flácidas. Quando velhas também apresentam um forte cheiro de repolho. A base pode estar ligeiramente descolorida sem que isso signifique perda de qualidade, desde que esteja firme e não esteja escura. A couve-de-bruxelas deve, preferencialmente, estar exposta em gôndolas refrigeradas.
Como Conservar: Se não for consumi-las imediatamente, coloque-as em geladeira o mais rápido possível.
Antes de colocá-las na geladeira, remova as folhas externas danificadas. Coloque as cabeças em saco plástico ou vasilha de plástico com tampa, sem lavá-las. Se forem frescas e tiverem sido manuseadas com cuidado desde a colheita, podem ser mantidas nessas condições por até 1 semana. Após esse período, desenvolvem um odor forte e desagradável, murcham e as folhas amarelecem.
Notas:
Como são cozidas inteiras, podem ser servidas como tira gosto acompanhado ou não do molho de sua preferência.
Para uniformizar o cozimento, coloque as cabeças de mesmo tamanho na panela, ou adicione as maiores e depois de alguns minutos as menores.
Temperos que combinam: pimenta, cebola, cheiro-verde, limão, vinagre, manjericão e mostarda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.