Ingredientes da Salada de Bacalhau do Cais:
- 500 g de bacalhau desfiado
- 1 cebola
- 10 azeitonas verdes
- 1 xícara (chá) de azeite
- 1 maço de salsinha picada
Modo de Preparar a Salada de Bacalhau do Cais:
- Desfie o bacalhau cru.
- Lave muito bem lavado, espremendo-o na água por várias vezes, até extrair o excesso de sal.
- Adicione a cebola cortada em rodelas e esprema junto do bacalhau com a água.
- Retire o bacalhau e cebola da água e disponha-os em uma travessa, acrescente um pouco de salsinha cortada e tempere com azeite.
- Para finalizar, adicione as azeitonas.
- Sirva com pão português.
Fonte: https://www.comidaereceitas.com.br
Azeitona:
A azeitona é um fruto muito utilizado para agregar sabor a vários pratos culinários. Além de conhecermos algumas curiosidades a seu respeito, bem como suas variedades, para que serve e as propriedades nutricionais, vamos destacar os vários benefícios da azeitona para a nossa saúde mais abaixo.
Curiosidades sobre a Azeitona:
A azeitona é a drupa da árvore oliveira, isto é, trata-se de um fruto que apresenta uma única semente envolvida por uma polpa comestível.
Apesar da grande variedade de oliveiras, todas elas pertencem a uma mesma espécie, a Olea europeae (família Oleaceae). Naturais da África, Ásia e da região do Mediterrâneo, estas árvores existem há cerca de 5 mil anos e podem completar até mais de 500 anos de idade.
Para ser consumida, a azeitona é submetida a “cura”, um processo que ameniza o seu sabor naturalmente mais amargo.
A cura da azeitona pode ser feita utilizando-se água (o que deixa os frutos com resquícios de oleuropeína, um dos compostos responsáveis pelo amargor), uma solução salina concentrada ou uma solução alcalina de hidróxido de sódio, por exemplo.
Benefícios da azeitona:
- Ajuda a perder peso
- Garante energia para os treinos
- Tem propriedades anti-inflamatórias
- Ajudam a evitar infartos e derrames
- Tem atividade anticancerígena
- Ajuda a proteger o intestino
- Ajuda no combate contra o Alzheimer
- É boa para a pele
- Ajuda a evitar a osteoporose
Considerações Finais:
- Por conta da solução em que são conservadas (salmoura), as azeitonas apresentam um grande teor de sódio. Uma dica é lavar os frutos em água limpa para retirar esse conteúdo de sal. Mas, de qualquer forma, evite o consumo exagerado, pois o mineral tem ação hipertensiva (prejudicando e anulando os benefícios da azeitona para o sistema cardiovascular);
- A azeitona ajuda a diminuir o nível de glicose sanguínea. O uso concomitante de drogas antidiabéticas e das azeitonas pode reduzir de forma significativa a quantidade desse açúcar no sangue (causando hipoglicemia). Os pacientes diabéticos devem sempre monitorar o seu nível de glicemia e, se for o caso, conversar com o médico a respeito da mudança na dosagem desses medicamentos;
- A azeitona interage com medicamentos anti-hipertensivos, já que ela também ajuda a diminuir a pressão arterial. Fique atento para não sofrer de hipotensão;
- São raros os casos de alergia à azeitona;
- As azeitonas ainda podem conter pequenas quantidades de metais pesados e o composto acrilamida, agentes potencialmente cancerígenos. Este é mais um motivo para evitar o consumo excessivo desses frutos.
(fonte: http://www.mundoboaforma.com.br)