Álvaro Rodrigues

  •  Há 18 anos ele comanda um dos maiores espaços de ensino gastronômico do país.
  • A Escola de Gastronomia que leva o seu nome é considerada um centro de referência para inúmeros profissionais de todos os segmentos da industria alimentícia, seja em relação às novidades seja no aprimoramento de técnicas profissionais.
  • Aos nove anos, Álvaro Rodrigues já demonstrava seu talento para a Gastronomia durante as incursões pela cozinha da italiana Ignez Bonicelli, avó materna e quituteira de mão cheia.
  • Dela, Álvaro herdou não só as primeiras técnicas, dicas, truques e segredos da profissão, mas também o carinho e a generosidade no trato com o público. “Sem dúvida, esses foram os melhores anos da minha vida”, diz o Chef.
  • Os anos passaram e, com eles, Álvaro sentia cada vez mais a necessidade de aperfeiçoar seu talento para a Gastronomia, exercendo-a plenamente.
  • Apesar de ter de concluir seus estudos e conciliar dois empregos (em um hospital e em um jornal), ele resolveu, incentivado pelos elogios dos familiares e dos amigos, investir em um delicioso desafio: aceitar encomendas e organizar eventos como festas e banquetes.
  • Por volta de 1986, nas poucas horas que sobravam e incentivado por amigos, Álvaro começou a fazer cursos específicos.
  • O futuro Chef começava sua carreira ministrando aulas de panificação na extinta Sabor’Art, considerada a melhor escola de culinária na época.
  • Em seguida, reservou um pequeno espaço em sua casa para dar aulas uma vez por semana a um grupo extremamente restrito.
  • Em pouco tempo a pequena sala de aula foi trocada por outra maior na mesma rua, com instalações mais confortáveis.
  • Ali, nascia a Escola de Culinária Doces Momentos.
  • Paralelamente às aulas, em 1990, Álvaro abriu uma grande Confeitaria & Rotisserie, que manteve apenas por três anos, principalmente pela dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada.
  • Em 1993, participou de seu primeiro curso na Wilton Enterprise, escola de confeitaria em Chicago, nos Estados Unidos.
  • Aliás, durante anos consecutivos, este local foi parada obrigatória em seu roteiro de especialização em confeitaria, sua grande paixão.
  • Ainda nesse mesmo ano, Álvaro Rodrigues criou seu primeiro curso para a formação de profissionais capacitados em Alta Confeitaria Americana.
  • Em 1994, em sua primeira viagem à Europa, ficou tão fascinado com as técnicas francesas que aproveitou para aprimorar ainda mais seus conhecimentos na famosa escola de cozinha e pâtisserie Le Cordon Bleu e no Hotel Ritz, de Paris, um dos momentos mais marcantes de sua carreira.
  • Também nessa mesma época teve a oportunidade de cursar as aulas de Marta Ballina, famosa artista em confeitaria, em Buenos Aires, Argentina.
  • Há 18 anos o Chef Álvaro Rodrigues comanda um dos maiores espaços de ensino gastronômico do país.
  • A Escola de Gastronomia que leva o seu nome é considerada um centro de referência para inúmeros profissionais de todos os segmentos da industria alimentícia (gourmets, restaurantes, buffets, hotéis, doçarias, autônomos etc.), seja em relação às novidades seja no aprimoramento de técnicas profissionais.
  • Inaugurada em maio de 1999, a nova sede da escola possui dois andares (um para aulas de doces e outro para as de salgados), ambos com auditórios com capacidade para 50 pessoas, ar-condicionado, cozinhas experimentais, de apoio e de degustação, serviço de café e toaletes.
  • O espaço também reúne acomodações para os Chefs convidados, mini-shopping, salas de aula para pizzas (com pizzaiolos profissionais), para churrascos, para workshops (em diversos temas) e para a montagem de mesas decoradas.
  • A escola fica na Rua Xiró, 198 – Casa Verde – São Paulo e a programação de cursos poderá ser conhecida através do site www.alvarorodrigues.com.br
  • Não deixe de conferir e assistir algumas aulas do grand chef.

Fonte: http://www.sic.org.br/galeriadochef_rodrigues.asp

Receitas do Chef Álvaro Rodrigues:

  1. Alfajor Argentino 02
  2. Bolo dos Monges
  3. Bolo Gelado de Coco 02
  4. Bolo Inglês de Maçãs
  5. Cuscuz da Roça - NOVA
  6. Pão Dourado

 

 

 

13 ideias sobre “Álvaro Rodrigues

  1. Agradeso a Deus por vc existir.Sempre que estou
    desanimada ou desestimulada,lembro-me de vc Alvaro
    quando vc fala na TV para a gente nunca desestir do
    nosso sonho.obrigado amigo.continue sempre assim.
    tenho serteza que JESUS jorra chuvas de benção em ti.
    Abraço e fique com ELE.

  2. chef alvaro,que Deus te abençõe e que vc possa continuar sendo exatamente como é.não o conheço pessoalmente mais acredito no q vejo através da tv. acompanho seu trabalho há mais de 12anos,sinto sua falta quando esta longe da tv.amo todos os pratos que ensina,todas que faço fica uma delicia.tenho paixão por cozinha acho que é uma dadiva de Deus poder cozinhar.me considero uma boa cozinheira,mas gostaria de algum dia me parecer um pouco como vc.se eu tivesse condições financeiras iria ate ai para te conhecer.nunca te escrevi porque não tinha internet.agora sempre irei me comunicar com vc.tchau e fique com D’us

  3. Alvaro, se possivel me escreva no email acima, te devo uma obrigação da década de 80 quando moravamos na Vila Santa Maria, gostaria de te agradecer. Abraços.

    • Oi Rosângela,
      Obrigado por acessar meu blog.
      Eu tenho a seção Chefs para homenagear os chefes de cozinha.
      Para você se inscrever nos cursos do Álvaro (que por sinal são muito bons), vá ao site dele.
      Segue o link: http://www.alvarorodrigues.com.br/
      Lá você tem mais informações sobre a escola de culinária do Álvaro Rodrigues.
      Continue acessando meu blog.
      Abraços
      Jerônimo

  4. olá td bem, sou sua fã e queria muito que me enviase receitas de sobremesas geladas para eu congelar e vender, estou aguardando sua resposta..desde já obrigada..sucesso sempre,,bjus

  5. ate´que enfim encontrei seu blog, acompanho vc desde os tempos da Ana maria. adoro sua culinaria “CHIC” bjs

    • Olá Hélia,
      Legal que tenha acessado meu blog.
      Eu coloquei a seção dos Chefes para homenagear os artistas da culinária.
      Dentre eles está o Álvaro Rodrigues que é um dos mais expressivos Chefes de Cozinha devido à sua escola de Gastronomia.
      Estou publicando abaixo o endereço do site dele:
      http://www.alvarorodrigues.com.br/
      Procure entrar em contato com ele no site acima.
      Continue acessando meu blog.
      Abraços
      Jerônimo

  6. Sou sua fã numero 01 .
    Tenho maior adimiração , pelo seu trabalho ,um dom de Deus mesmos
    abraço
    Dulce Gebrim

  7. Chef Alvaro,que Deus te abençõe é que vc, possa continuar sendo exatamente como é.não o conheço pessoalmente mais acredito no que vejo através da TV acompanho seu trabalho a muitos anos… Desde da anote a note ,ja usei muitas receitas que são maravilhosas , onde tb tiro o meu trabalho , do dia a dia .Agradeço .e Adeus por aprender com um grande chef .. quero um dia, ainda poder conhece-lo ..

Deixe uma resposta